Como ser voluntário?

Como ser voluntário?

O CISV São Paulo, assim como todos os chapters no mundo, vive do trabalho de voluntários.

Em São Paulo, temos apenas a secretária, como funcionária contratada. Ela fica na sede e organiza toda a parte burocrática, os eventos, a contabilidade, os locais de acampamentos, faz atendimentos por e-mail e telefone e dá suporte para a diretoria e para os comitês.

Fora isso, toda a organização vive do trabalho de pessoas voluntárias, que cedem seu tempo, carinho e dedicação para a causa do CISV, por acreditarem que essa é uma forma eficiente de educar as novas gerações para viverem em um mundo globalizado e mais justo!

São muitas as formas de participar do CISV São Paulo. Veja algumas:

  • Comitê de programa – responsável por acompanhar e avaliar as crianças e jovens durante todo o ano CISViano, nas atividades e minicamps, definir as delegações que irão para programas, assim como organizar os acampamentos que sediamos em São Paulo, entre outras coisas/atribuições. Cada comitê conta com um coordenador e voluntários comuns;
  • Comitês de apoio – dão cobertura e apoio para os comitês de programa e o chapter São Paulo como um todo. São eles:
    • Comitê Famílias – recebe pais novos, organiza eventos como o Churrasco Big Hug, o Picnic e o Grande Começo, cuida da Lojinha CISV e gerencia a hospedagem de crianças e jovens que chegam para os programas internacionais sediados em São Paulo;
    • Comitê Treinamento – capta, treina e seleciona jovens adultos para serem Líderes e Jr. Líderes nos programas do CISV São Paulo;
    • Comitê Risk Management – tem a responsabilidade de avaliar todo e qualquer potencial de risco nas cidades que recebem programas e nos locais onde acontecem os acampamentos.
    • Junior Branch – ou JB, é a diretoria jovem, que tem papel importantíssimo no planejamento e na parte administrativa do chapter. É formado por, e trabalha com jovens de 11 a 25 anos.
  • Eventos – durante os eventos, muitas vezes, precisamos de ajuda para trabalhos específicos no dia do evento, para empréstimo de local, para doações de alimentos e bebidas, entre outros.
  • Tarefas pontuais – s vezes, precisamos de médicos e dentistas para ficar de plantão à distância durante minicamps, por exemplo. Ou precisamos de ajudantes para embarque e desembarque nos ônibus, ou ainda para trabalhar na lojinha em alguns eventos do chapter.
  • Hospedagem – receber crianças e jovens do mundo todo é um trabalho voluntário dos mais prazerosos no CISV! É possível retribuir o carinho e a atenção que nossas crianças e jovens recebem quando viajam, além de ser uma oportunidade de mostrarmos nossa São Paulo.

Conheça mais sobre o CISV

Nossos princípios educacionais
Educar para a paz significa formar cidadãos completos, que sejam capazes de reunir as atitudes...

Saiba mais

Aprender, fazendo!
Esta é uma maneira simples de se aprender pela experiência e, não, pela teoria. No lugar de aulas...

Saiba mais

Os quatro pilares do CISV
As áreas a seguir são os pilares do CISV. Elas servem de base para a formação do conteúdo...

Saiba mais

O tema do ano CISViano
Das quatro áreas de conteúdo do CISV, escolhe-se uma para ser o tema do ano...

Saiba mais