Interchange

Fortes vínculos internacionais

O programa Interchange estimula um encontro mais profundo entre duas culturas e coloca os jovens participantes no centro das famílias. Não há acampamento e, sim, convivência em casas de famílias.

São obedecidos os princípios educacionais do CISV, em atividades locais e pequenas viagens, sempre com o grupo todo junto. Cada interchange gira em torno de um subtema, relacionado ao tema anual do CISV.

Neste programa, as famílias e as comunidades locais ficam diretamente envolvidas e são convidadas a participar e promover atividades para todo o grupo. Na primeira fase, um dos países visita, e o outro recebe. Na segunda fase, a situação se inverte e quem recebeu, passa a ser o visitante. O jovem que recebeu o outro em seu país será hospedado por seu “irmão/irmã” na segunda fase do programa.

As duas delegações inteiras se encontram para atividades conjuntas todos os dias durante a vigência do programa, com exceção de um período de 2-3 dias em que ocorre o “Family weekend”, quando a família que hospeda pode viajar localmente ou passear com seu hóspede.

Durante o interchange, ocorre um minicamp, quando as duas delegações completas vão para algum local por 2-3 dias, para desenvolver atividades relacionadas aos princípios educacionais do CISV e ao tema do programa, bem como aumentar a convivência entre os jovens.

Idade: 12 a 13 anos / 14 a 15 anos
Duração: 14 a 28 dias por fase. As fases podem acontecer em um mesmo mês ou em meses diferentes, mas sempre dentro de um mesmo ano.
Participantes: delegações de dois países, cada uma tendo de 6 a 12 jovens. O acampamento que ocorre durante o programa é coordenado por um diretor e apoiado por um staff, todos adultos.
Local/hospedagem: no Interchange, os jovens que visitam o país ficam hospedados nas casas das famílias dos delegandos participantes do mesmo programa. A cada fase, um dos países hospeda os jovens do outro país.
Líder: os participantes são sempre acompanhados por um líder adulto com mais de 21 anos, no caso de programas internacionais, ou maior de 18 anos em programas nacionais. Quando a delegação tem mais de 8 jovens, além do líder principal, normalmente, há um Junior Leader, com mais de 18 anos, que ajuda a conduzir a delegação nas atividades.
Existe desde: 1961

Conheça mais sobre o CISV

Nossos princípios educacionais
Educar para a paz significa formar cidadãos completos, que sejam capazes de reunir as atitudes...

Saiba mais

Aprender, fazendo!
Esta é uma maneira simples de se aprender pela experiência e, não, pela teoria. No lugar de aulas...

Saiba mais

Os quatro pilares do CISV
As áreas a seguir são os pilares do CISV. Elas servem de base para a formação do conteúdo...

Saiba mais

O tema do ano CISViano
Das quatro áreas de conteúdo do CISV, escolhe-se uma para ser o tema do ano...

Saiba mais