Village

O início de tudo

Este foi o primeiro programa do CISV e continua sendo seu principal projeto, por ser a porta de entrada da criança na proposta educacional da organização.

Doris Allen, fundadora do CISV, acreditava que, com 11 anos de idade, a criança já conta com certa autonomia e, por isso, consegue se manter longe dos pais por um tempo mais prolongado (28 dias), mas ainda não desenvolveu preconceitos com outros povos, raças e costumes, o que lhe permite aprender mais e interagir melhor. Além disso, as crianças já suportam mudanças de clima e de dieta, sem que isso seja um problema em si!

A experiência do Village propicia o conhecimento de muitas línguas, o aprofundamento nas diferentes culturas, além da vivência de atividades esportivas e educacionais que valorizam o espírito de cooperação. Na verdade, as crianças rapidamente desenvolvem um eficiente sistema de comunicação, ainda que não tenham nenhum idioma em comum.

Idade: 11 anos
Duração: 28 dias
Participantes: delegações de 10 a 12 países por acampamento. Cada delegação é composta por dois meninos, duas meninas e um líder adulto (com mais de 21 anos). O acampamento é coordenado por um diretor e um staff local (adultos), e apoiado por uma equipe local e/ou internacional de JCs (Junior Counselors ou Conselheiros Juniores) com 16 anos de idade.
Local/hospedagem: o programa ocorre, geralmente, em escolas, durante seu período de férias, ou em locais próprios para acampamentos.
Hospedagem: durante dois finais de semana dentro do período do Village (no início e no final), as crianças ficam hospedadas em casas de famílias CISVianas locais (Family Weekends). No final de semana antes do acampamento começar, as crianças ficam nas casas de família, enquanto os líderes, staffs e JCs vão para o acampamento planejar as atividades e organizar a chegada dos jovens. Neste momento, a delegação pode ficar junta em uma mesma casa ou ser dividida em meninos e meninas. No meio do período do Village, as crianças ficam novamente hospedadas em casas de famílias CISVianas, enquanto os líderes, staffs e JCs viajam ou simplesmente ficam no acampamento para descansar. Isso é chamado de Family Weekend e, nele, misturam-se crianças de delegações diferentes para formar duplas ou trios (do mesmo sexo) que ficam juntos. No CISV, uma criança jamais fica sozinha em uma casa de família.
Líder: no CISV, toda criança com quinze anos ou menos viaja sempre acompanhada de um líder adulto com mais de 21 anos, no caso de viagens internacionais, ou maior de 18 anos, em viagens nacionais. As famílias dos delegandos arcam com todos os custos e despesas de viagem de seu próprio filho e de 1/4 do valor do líder que os acompanha.
Existe desde: 1951

Conheça mais sobre o CISV

Nossos princípios educacionais
Educar para a paz significa formar cidadãos completos, que sejam capazes de reunir as atitudes...

Saiba mais

Aprender, fazendo!
Esta é uma maneira simples de se aprender pela experiência e, não, pela teoria. No lugar de aulas...

Saiba mais

Os quatro pilares do CISV
As áreas a seguir são os pilares do CISV. Elas servem de base para a formação do conteúdo...

Saiba mais

O tema do ano CISViano
Das quatro áreas de conteúdo do CISV, escolhe-se uma para ser o tema do ano...

Saiba mais