Seu filho no CISV

Seu filho no CISV

Participar de um programa educacional do CISV é uma experiência que traz forte impacto sobre crianças e adolescentes para toda a vida. Eles têm a oportunidade de fazer amizades especiais e duradouras com crianças do mundo todo, de forma divertida e em um ambiente seguro.

Como mandar seu filho para um programa do CISV?

O primeiro passo é encontrar um chapter (unidade regional do CISV) próximo a você. Veja a lista aqui.

O conteúdo é adequado à idade das crianças e dos jovens?

Os programas são adequados em conteúdo, graus de desafio e em formato de atividades para as diferentes faixas etárias em que atua. As discussões em torno de cada tema, bem como o planejamento das atividades vai mudando, conforme a criança vai crescendo.

Quais são os programas do CISV?

Para conhecer melhor os programas que o CISV oferece para cada faixa etária, clique aqui.

Os acampamentos são seguros?

Ir a um acampamento do CISV no exterior e passar até um mês longe de casa é uma perspectiva muito bacana para as crianças e jovens, mas assustadora para alguns pais! Isso é normal e perfeitamente compreensível! Para diminuir essa sensação, é importante que os pais saibam que o CISV está empenhado em garantir a segurança de cada criança ou jovem, tanto do ponto de vista físico, quanto intelectual. Isso é e sempre foi uma prioridade no CISV.

Para diminuir qualquer risco, todos que estão diretamente envolvidos no contato com as crianças e jovens passam por treinamento e recebem orientações de conduta com regras rígidas. Isso acontece com os líderes que acompanham os grupos, com os staffs que organizam os acampamentos e atividades, com as famílias que hospedam e com os voluntários de cada chapter.

Aliás, muitos de nossos voluntários são pais, cujos filhos estão inscritos ou participando de programas do CISV em outros países. Certamente por isso, compartilham a preocupação de cada pai e mãe, além de assumirem um compromisso com a filosofia do CISV.

Como isso funciona na prática?

O CISV internacional desenvolveu uma rígida política de proteção à criança, com procedimentos revisados e atualizados regularmente. Paralelamente, cada país inclui as particularidades de sua cultura para desenvolver treinamentos locais (sempre baseados na diretriz internacional).

Além disso:

  • Os locais em que os programas vão acontecer são analisados pelo comitê Risk Management (RM), que avalia o potencial de risco do lugar.  Isso inclui desde ameaças à paz até possibilidade de ocorrerem pequenos acidentes dentro do acampamento, como um fio desencapado ou uma cerca de arame perigosa. Essa é uma medida obrigatória para todos os chapters e para programas de qualquer idade. Ou seja, uma vez que o comitê RM libera o local, pode se ter certeza de que é seguro;
  • Todos os líderes e jr. líderes são selecionados localmente e passam por um ano de treinamento para entender as regras do CISV, os cuidados com as crianças e as demandas de cada idade;
  • Nenhuma criança abaixo de 16 anos viaja desacompanhada. Sempre terá um líder com mais de 21 anos ao seu lado em viagens internacionais ou maior de 18 anos em viagens nacionais;
  • A hospedagem ocorre sempre em casas de famílias CISVianas, que compartilham os mesmos ideais e, muitas vezes, os mesmos valores, ainda que sejam de culturas muito diferentes! Todos que recebem, normalmente, estão também mandando ou já mandaram filhos para programas, conseguindo, portanto, se colocar no lugar dos pais das crianças que hospedam.

Quais são os cuidados com a saúde das crianças e jovens?

Todos os participantes são obrigados a contratar o seguro de saúde internacional do CISV durante o período da viagem e a fornecer informações médicas e de saúde detalhadas.

Em cada programa há também um staff qualificado em primeiros socorros. Todos os programas possuem contatos de médicos em diversas especialidades, bem como de dentistas, hospitais e prontos-socorros próximos ao local do programa.

Os líderes têm também informações específicas sobre a saúde de cada criança ou jovem de sua delegação e são, juntamente com o staff médico, os responsáveis por administrar medicamentos de uso contínuo durante o programa. No caso de doença ou acidente, os pais são chamados na primeira oportunidade e atualizados com informações completas sobre as medidas tomadas para ajudar seu filho.

Como as crianças e jovens são escolhidos para participar dos diferentes programas?

As crianças e jovens que se inscrevem para um determinado programa (associando-se ao CISV São Paulo por meio do cadastro) participam atividades de um dia (que duram algumas horas) e minicamps (com a duração de um final de semana) para que possam vivenciar um programa do CISV e avaliar se se identificam com os princípios educacionais do CISV.

Cada programa tem critérios de diferentes para convocar uma criança ou jovem, que podem variar de acordo com a idade, presença nas atividades, desenvoltura e postura frente à proposta e à estrutura de cada progama.

Todas as crianças e jovens que se inscrevem são selecionados?

Infelizmente não é possível garantir que todas as crianças e jovens sejam selecionados, em virtude da quantidade de pessoas que se inscrevem e o número de convites para programas recebidos pelo chapter São Paulo.

Qual a época do ano em que ocorrem os programas do CISV? Meu filho(a) vai perder aulas?

De maneira geral, os programas ocorrem em julho ou em dezembro/janeiro de cada ano. Em alguns poucos casos, os programas podem iniciar no meio de junho ou terminar no meio de agosto, comprometendo, às vezes, apenas dois ou tries dias de aulas. Nesses casos, o comitê estuda, juntamente com as famílias, a disponibilidade dos envolvidos. Infelizmente não temos controle sobre as datas de início e término dos programas, uma vez que são determinados pelo chapter que hospeda o programa.

Posso escolher o país/cidade para onde meu filho(a) vai viajar?

Não. O comitê responsável por cada programa é o responsável por definir os países para onde as delegações irão.
As famílias terão a oportunidade de fazer restrições de locais,por questões financeiras, religiosas ou de parentesco com outras crianças, mas não podem escolher para onde querem enviar seu filho(a).

Minha filha ainda não ficou menstruada. E se isso acontece durante o programa?

Isso é bastante comum, já que os programas do CISV acontecem justamente na fase em que as meninas são pré-adolescentes. Os pais podem ficar tranquilos, pois todos os líderes são treinados para lidar com essa situação. Há também uma diretriz internacional presente em todos os programas CISVianos que treina líderes e staffs do sexo feminino a orientar a criança nesta situação.

Caso o líder da menina seja do sexo masculino, e ela não se senta à vontade para conversar com ele a esse respeito, poderá sempre pedir qualquer ajuda ou informação para uma líder do sexo feminino. As meninas são instruídas a simplesmente dizer “Quero falar com uma líder mulher” e seu líder vai direcioná- a alguém de sua confiança.

Quais são as regras sobre consumo de álcool e drogas nos programas do CISV?

Portar ou consumir qualquer tipo de droga lícita, como álcool e tabaco ou ilícita, pode ser motivo de suspensão ou expulsão do participante, líder ou staff em um programa do CISV.

Conheça mais sobre o CISV

Nossos princípios educacionais
Educar para a paz significa formar cidadãos completos, que sejam capazes de reunir as atitudes...

Saiba mais

Aprender, fazendo!
Esta é uma maneira simples de se aprender pela experiência e, não, pela teoria. No lugar de aulas...

Saiba mais

Os quatro pilares do CISV
As áreas a seguir são os pilares do CISV. Elas servem de base para a formação do conteúdo...

Saiba mais

O tema do ano CISViano
Das quatro áreas de conteúdo do CISV, escolhe-se uma para ser o tema do ano...

Saiba mais